UlPress Soluções em Comunicação

UlPress - Página inicial

Pensando Alto

Leia os posts abaixo e pense alto conosco

24 out 2013

Assessoria de imprensa é a maior empregadora entre jornalistas

assessoria-de-imprensa

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) disponibilizou o relatório final da pesquisa “Perfil profissional do jornalista brasileiro”, baseada em respostas de mais de dois mil profissionais da área em todo o Brasil. A proporção feminina na área é grande: 64% dos profissionais da imprensa são mulheres. Nesse contexto, porém, os homens recebem salários maiores: 50% têm vencimentos superiores a cinco salários mínimos.

O estado de São Paulo revelou ser o grande centro brasileiro jornalístico, por ser o estado que concentra 40% dos trabalhadores da categoria. Ressalte-se também a quantidade de ex-aprendizes já que 76% já foram estagiários. Mesmo assim, podemos perceber que 24% de profissionais ausentes da fase de ensino prático ainda é um número alto, considerando-se o peso do estágio para a profissionalização.

Um destaque importante da pesquisa da Fenaj é a representação da assessoria de imprensa. Afinal, 68% são contratados como assessores, sendo que todas as outras funções pertinentes ao Jornalismo resumem-se em 32%.

 

 

 

Compartilhe:
Deixe um comentário

Deixe aqui seu comentário!

* Campos obrigatórios