UlPress Soluções em Comunicação

UlPress - Página inicial

Pensando Alto

Leia os posts abaixo e pense alto conosco

17 dez 2013

Aplicativos móveis ameaçam Facebook

imagem1

Cada vez mais os usuários de Smartphones utilizam os aplicativos para se comunicar. Seja para trocar mensagens ou fotos, o aumento do uso das ferramentas, que já surgiram na era da plataforma móvel, promete crescer ainda mais, desbancando o Facebook.

Isso pode parecer improvável, por causa das estatísticas de uso móvel que a empresa registra. No primeiro trimestre deste ano, o Facebook gerou 30% de sua receita de publicidade neste segmento, um ano da veiculação de seus primeiros anúncios nesse tipo de aparelho. Mas uma nova geração de aplicativos leves para mensagens ameaça perturbar esse domínio.

A maioria dos aplicativos começou buscando incorporar os mecanismos de mensagens de texto. Os novos serviços de chat estão determinados a superar o espaço destinado para os aplicativos sociais, de jogos e de mídia mais amplos.  Um sinal sobre essa mudança surgiu na rodada de capitalização que estimou o valor do Snapchat, um app que usa fotos instantâneas como moeda de suas mensagens, em cerca de US$ 800 milhões.

Criado em 2011, o Snapchat supera o Instagram, adquirido pelo Facebook, em número de fotos subidas para a rede. Quase um terço das fotos compartilhadas on-line neste ano serão trocadas pela rede do Snapchat, de acordo com Mary Meeker, analista de internet da KPCB, que hoje trabalha no ramo de capital para empreendimentos.

Diversos outros aplicativos de mensagens ganharam sucesso viral semelhante. E a concorrência que está se desenvolvendo parece genuinamente mundial: as redes que ganharam espaço incluem a WeChat, Line e KakaoTalk, da Ásia, e a Snapchat, WhatsApp e Viber, norte-americanas. As companhias de internet e de redes móveis interessadas nesse mercado incluem Facebook e Apple, bem como a BlackBerry –que vai abrir seu serviço de mensagens para uso em aparelhos de outros fabricantes.

 

Karina Brasil

 

Fonte: Folha de São Paulo On Line

 

Compartilhe:
Deixe um comentário

Deixe aqui seu comentário!

* Campos obrigatórios