UlPress Soluções em Comunicação

UlPress - Página inicial

Pensando Alto

Leia os posts abaixo e pense alto conosco

09 ago 2013

A comunicação empresarial e suas premissas essenciais

comunicacaoempresarial

Em um mundo tecnológico em rápida transformação, no qual a informação é cada vez mais abundante e as expectativas cada vez mais altas, certas premissas são essenciais e não podem ficar de fora de nenhuma estratégia de comunicação empresarial para o mundo digital. A primeira delas é a empatia.

De que adianta você conhecer a fundo cada mídia social, suas características e potencialidades se, antes de criar e alimentar o perfil, esquecer de perguntar a si mesmo se o cliente da sua empresa está nela? Que resultado terá um investimento numa engenhosa solução se ela não resolve nenhum problema do cliente? Ainda que tenhamos toda técnica, todo orçamento do mundo, é preciso ter empatia e refletir se aquela informação irá atingir o público desejado. Num diálogo, numa comunicação, mais importante sempre será o que o seu interlocutor escuta do que o que você diz.

Indo de encontro ao “novo”, que é o principal alimento das redes sociais, a segunda premissa da comunicação empresarial é algo constante: a rotina. Existem informações, leituras, pesquisas, checagem e planilhas que precisam ser incorporadas nos hábitos do comunicador empresarial. Sem elas, mês que vem ele não será capaz de comparar a performance da sua equipe e nem mesmo poderá fazer uma análise de cenário. Estará só, sem histórico, sem identidade. Lembre-se que, muito provavelmente, seu patrão (ou seu cliente) não é um jornalista, mas alguém que está preocupado com projeções mensuráveis, com resultados, com números.

 A última premissa é a disciplina. Há cada vez mais dispersão. Três contas de e-mail, notificações e bate-papo do Facebook chamando, e muitas notícias importantes pipocando de segundo em segundo nas listas do Twitter. Concentre-se. Menos é mais. A disciplina é prima do foco e sobrinha da capacidade de dizer “não”. Disciplina liberta. Disciplina é mais do que saber aonde ir. É ir.

 

Fonte: blog.comunique-se.com.br

 

 

Compartilhe:
Deixe um comentário

Deixe aqui seu comentário!

* Campos obrigatórios